sábado, 17 de outubro de 2015

LOUVA-A-DEUS

louva-a-deus ou cavalinho-de-deus é um insecto, da ordem Mantodea. Há cerca de 2400 espécies de louva-a-deus, a maioria das quais em ambiente tropical e subtropical. Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado, o inseto lembra uma pessoa orando. Os louva-a-deus são insetos relativamente grandes, de cabeça triangular, tórax estreito com pronoto e abdómen bem desenvolvido. São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídios. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pelas capacidades de camuflagem do louva-a-deus. Como não possuem veneno, os louva-a-deus contam com as suas pernas anteriores que são raptatórias, ou seja, modificadas como garras, para segurar a presa enquanto é consumida. A sua voracidade leva a que sejam considerados muito bem vindos pelos amantes da jardinagem e agricultura biológica, uma vez que, na ausência de pesticidas, são um fator importante no controlo de pragas de jardim. Na América do Norte ocorrem apenas três espécies de louva-a-deus, duas das quais introduzidas no início do século XX para este mesmo efeito.
O voo do louva-a-deus é algo impressionante. Remete ao voo de um caça de combate. Ele também tem a capacidade de desviar de ataques de morcegos em pleno voo executando mergulhos.
O louva-a-deus é um animal muito venerado na China, tendo inclusive estilos de Kung Fu baseados em seus movimentos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Louva-a-deus

Reprodução

Um louva-a-deus macho, guiado pelo odor liberado pela fêmea (que não voa), pousa a uma distância de 1m da fêmea e aproxima-se vagarosamente.
O macho aproxima-se da fêmea (que é maior que ele) com toda cautela, para não ser tomado como inimigo. Nessa espécie os insetos comem tudo o que podem, e as vezes são até canibais.
Quando o macho se aproxima, a fêmea assume a atitude típica de ataque.
Tudo indica que ela vai atacá-lo. Mas o impulso que leva o macho a aproximar-se é mais forte do que omedo. E ele avança para fecundar a companheira, embora muitas vezes não sobreviva ao ato.
Assim que ele transfere seu esperma, afasta-se da fêmea antes que ela o devore.
Na maioria das vezes, ele consegue escapar e ficar livre para acasalar novamente, mas algumas vezes não.
O macho da ilustração ao lado ja teve sua cabeça arrancada, e ainda nem acabou de fecundar a fêmea (ele não para, nem sem cabeça).

Grande Predador
O louva-a-deus é às vezes chamado "o tigre dos gramados". Mantidas as proporções para seu ambiente, o louva-a-deus é um predador ainda mais terrível que o leão.
Sua fome, nunca saciada, só é comparável à do tubarão.
Pode-se alimentar qualquer outra espécie.

O louva-a-deus só sobrevive no cativeiro se receber alimento vivo. Há alguma substância não identificada nas células vivas de suas vítimas que é, para ele, tão indispensável quanto são para nós as vitaminas.

O louva-deus ao lado parece um bicho-pau.


Estes "disfarces" naturais são chamados de mimetismo.

http://www.ninha.bio.br/biologia/louva-deus.html

IMAGENS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário