GIRAFAS
A girafa (Giraffa camelopardalis) é um mamífero ruminante de grande porte pertencente à famíliaGiraffidae e à ordem Artiodactyla, este quadrúpede possui um pescoço bem longo (3 a 4 metros e, como todo mamífero, possui apenas 7 vértebras cervicais). Quando vemos uma girafa, temos a impressão de que ela tem as pernas frontais maiores que as traseiras, isso se deve ao fato do dorso estar todo inclinado para atrás. Seu nome se origina do idioma árabe (zarafat). Elas habitam a região central e a região sul do continente africano. Embora a girafa quase não emita sons, sabe-se que tem visão e olfato bem acurados.
Machos e fêmeas possuem dois ou quatro chifres curtos, têm uma longalíngua que pode atingir até 40 cm e, graças ao tamanho do pescoço do animal, é utilizada junto com o lábio superior para colher folhas da copa das árvores, aliás, onde nascem as folhas mais macias e tenras, inacessíveis a outras espécies. As folhas das acácias são o seu alimento preferido. Fazem parte da dieta da girafa flores, frutas e ervas. Um macho desta espécie pode passar aproximadamente 20hs por dia se alimentando, com isso é capaz de ingerir cerca de 80 kg.
A girafa é o animal mais alto do mundo podendo chegar a quase 6m. Há relatos de uma girafa que viveu num zoológico do Quênia, no século passado, cuja estatura era 5,8m. O peso de uma girafa macho pode chegar a 1400 kg e, apesar disso, em situações de perigo, pode desenvolver velocidade superior aos 50 km/h. A estimativa de vida das girafas gira na faixa de 15 a 20 anos.
A maturidade sexual do macho ocorre entre 3 e 4 anos, na fêmea o período é menor, leva aproximadamente 2 a 2,5 anos. O período de gestação é de aproximadamente 450 dias e nasce somente um filhote como resultado de cada gestação. Os filhotes, crias bem fortes e desenvolvidas, são capazes de andar uma hora depois do seu nascimento, seu peso depois do parto é de mais ou menos 100kg e sua altura é de 1,5 m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário