COELHOS
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Os coelhos são animais mamíferos.
- Podemos encontrar esta espécie animal em várias regiões do mundo.
- São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos.
- Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos.
- Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes.
- Nas matas e florestas, vivem em buracos ou em tocos de árvores.
- Os coelhos que vivem nas matas (coelho selvagem) tem hábitos noturnos. Para fugir de seus predadores, procuram alimentos durante a noite. Já os coelhos domésticos possuem hábitos noturnos e diurnos.
- Para se comunicarem, os coelhos emitem sons. O som emitidos por estes animais é chamado de guinchar.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: varia de acordo com o gênero (raça) do animal
Gestação: 30 a 40 dias
Cor: diversificada, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado
Peso: varia de acordo com a raça ( de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 quilos na fase adulta.
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/animal_coelho.htm
Raças de coelhos:
Azul de Viena – É uma das mais populares raças de porte médio, rústica e fácil de criar. Foi desenvolvida por volta de 1893 na Áustria, em Viena, resultado do cruzamento entre coelhos gigantes pretos e amarelos. Pesa entre 3,5 e 5,5kg.
Borboleta – Raça bonita, sua principal característica é a distribuição peculiar de manchas sobre o corpo, sempre branco. Costuma pesar cerca de 2,5 kg, possui pelagem macia, densa, com mais de 2,5cm de comprimento. Pode ser encontrada com manchas de cor preta, cinza ou parda, que se distribuem da seguinte forma: mancha em forma de borboleta em torno do focinho e lábios, anel em volta dos olhos, ponto abaixo dos olhos não muito grande, isolado, oval; orelhas inteiramente pigmentadas, traço contínuo ligando a mancha das orelhas até a cauda e por fim uma “corrente” que inicia-se na raiz das orelhas em pontos pequenos e bem definidos e vai até os flancos.
Califórnia – Criada na Califórnia, em 1928, é uma das raças mais recentes e famosas. Obtida através do cruzamento do coelho Russo com o Chinchila. Pesa entre 4 e 4,5kg.
Chinchila – Sua principal característica é a pele semelhante à da valorizada Chinchila. Surgiu do cruzamento do coelho doméstico com Azul de Beveren e com o Russo, na França, em 1913. Peso entre 2,5 a 3,5kg
Coelho Angorá – É o mais dócil. Não se sabe ao certo quando e onde se deu a mutação que o originou. Sua principal característica é a pelagem que pode alcançar 25cm de comprimento. Pesa cerca de 4 kg. O pêlo longo e sedoso cresce constantemente e precisa ser penteado e aparado com uma tesoura para evitar que enrole. A operação é repetida a cada 70 dias aproximadamente, quando o pêlo atinge o comprimento médio de 10cm. A cor mais comum é a branca. Pode ser encontrado também nas variedades negra, azul escura, havana e siberiana (branca com malhas).Tem um tempo de vida de 5 a 6 anos.
Coelho Comum – São mais de 20 raças. Distinguem-se principalmente pela cor. Podem ser brancos, castanhos, cinza ou pretos. Vivem durante 5, 6 anos.
Coelho de Raças Anãs – É até quatro vezes menor do que os coelhos comuns. Pesa um quilo, vive entre 5 a 6 anos.
Coelho de Raças Anãs – É até quatro vezes menor do que os coelhos comuns. Pesa um quilo, vive entre 5 a 6 anos.
Coelho Rex – Pêlo curto aparência aveludada, várias cores. Pesa entre 2,5 a 3 quilos. Vive entre 5 a 6 anos.
Nova Zelândia – Americana, originou-se na Califórnia. Possui três variedades: branca, vermelha e negra. Pesa entre 4 e 5 kg e é bem forte.
Negro e fogo – Pequeno, este coelho caracteriza-se por uma pelagem negra aveludada, de cor intensa, com marcações vermelho-fogo. Pesa de 2 a 3 kg. De origem inglesa, sua primeira apresentação oficial foi na Inglaterra, em 1894.
Rex – Tem a pele bem aveludada e com uma variedade de cores muito grande, que resulta de muito aprimoramento. Foi criado em 1919, na França, a partir de uma mutação de pêlo curto do coelho selvagem doméstico. Peso entre 3 a 4 kg.