terça-feira, 21 de julho de 2015

CAMELOS

camelo é um mamífero herbívoro que vive principalmente em desertos devido sua capacidade de resistência. Os camelos foram domesticados a cerca de 4500 anos, sendo usado principalmente para carregar cargas e fornecer leite.
Camelus bactrianos. Foto: Berents / Shutterstock.com

Esses animais se alimentam principalmente de plantas rasteiras e folhas de árvores e arbustos, sendo que podem se adaptar bem a vários climas e a diversos tipos de vegetação.
Habitam o centro e o Leste da Ásia, o deserto da Arábia, o Norte de África e a Ásia Central. Esses animais são muito inteligentes em seu habitat, porém poucos permanecem selvagens já que a maioria foi domesticada para levar cargas e pessoas ou caçados para obtenção da lã e da carne. Durante o inverno a pelagem desse camelo chega ao chão, o que é ótimo para os criadores que podem tirar lã dessa pelagem.
Atingem a maturidade sexual de 3 a 5 anos e a gestação dura cerca de treze meses. Nasce geralmente uma cria por vez, mas podem ocorrer partos múltiplos. O filhote nasce com pelagem macia, porém ainda não tem corcova. Por isso, o filhote não pode ficar muito tempo sem se alimentar senão ele morre pela desnutrição. O filhote se levanta cerca de duas horas após o nascimento para poder se alimentar do leite materno.
Os camelos chegam aos 2,3 metros de largura, 2 metros de altura e atingem 900 kg. Essa espécie de camelo tem duas corcovas nas costas. Pode ficar de 2 a 3 semanas sem água e 1 ou 2 sem comida. Sua pelagem permite que ele absorva menos sol e a areia do deserto não penetra em sua pele não permitindo grande elevação na sua temperatura corporal o que ajuda a ele não suar e assim não perder água.
Esses animais chegam a tomar 200 litros de água de uma só vez. Essa espécie de camelo é muito usada nas travessias de desertos.
Os camelos tem uma característica especial na maioria das espécies: eles podem ficar longos períodos sem beber água o que ocorre graças a gordura e ao tecido muscular abundantes e armazenado nas corcovas (anteriormente achava-se que as corcovas armazenavam água). Essa gordura é armazenada antes de partir para o deserto, pois são oferecidas comida e bebida a vontade. O camelo come o máximo que pode. Podem perder cerca de 100 litros de água do organismo sem efeitos colaterais. Esse é o unico animal que pode ficar grande tempo sem tomar água e ainda ficar plenamente ativo, sendo que podem chegar aos 50 anos de vida.

TIGRES



Tigres não são nada mais nada menos do que gatos grandes e selvagens.
tigre é um mamífero que faz parte da família dos Felinos ou Felídeos. Esta é uma das quatro espécies dos grandes felinos, que é composta pelos leões, tigres, jaguares ou onça-pintada e leopardos.


Os tigres são animais ágeis, firmes e graciosos. Possui enormes mandíbulas, dentes grandes e afiados, andar macio e fortes garras, este animal é, acima de tudo, um hábil caçador. Quando com fome, estes animais podem também atacar o homem, no entanto, isso é muito raro.  Suas garras longas e cortantes imobilizam a presa com facilidade. Seus enormes dentes ferem mortalmente até animais de grande porte.
Tigre. Foto:  Eduard Kyslynskyy / Shutterstock.com
Tigre de Amur. Foto: Eduard Kyslynskyy / Shutterstock.com
Durante a caça, o tigre é silencioso e paciente, espreita sua presa durante horas sem ser visto ou ouvido. As listras presente em sua pelagem acabam por camuflar o tigre no meio da vegetação. Estas, por sua vez, funcionam como a impressão digital de uma pessoa. Não há dois tigres com o mesmo padrão de listras.
São animais que habitavam antigamente, quase todo o continente asiático. Muitos deles ocupavam o gelo da Ásia, outros viviam nas cordilheiras da Ásia Central e muitos ainda habitavam as densas florestas do sul. Vivendo em lugares diferentes, desenvolveram-se várias subespécies, apresentando características distintas. Tanto foram os tigres perseguidos pelos homens, que três subespécies já foram exterminadas. As nove espécies são:
  • Tigre-siberiano este é o maior de todos os tigres. Encontra-se em vales com encostas rochosas do rio Amur, sendo que nos dias de hoje, está confinado a uma pequena região no leste da Rússia. Abrigado por uma espessa camada de pelagem, ele enfrenta o clima gelado daquela região. A cor clara de seu pêlo o confunde com a neve e permite que ele se aproxime da presa sem ser notado. Sua dieta é basicamente composta de suínos selvagens, mas após diminuir o número de exemplares dessa presa, essa subespécie de tigre passou a caçar veados também. Podem também caçar outros animais, como ursos pardos, aves, peixes e répteis.
  • Tigre-do-sul-da-china este é um dos mais ameaçados de extinção, existindo poucos exemplares ainda. Até o começo de 1960, havia aproximadamente 4000 tigres na China. No ano de 1959 Mao Tse Tung, acusou os tigres de serem uma praga, iniciando-se a partir daí uma terrível perseguição à eles. Atualmente, há apenas 59 exemplares em cativeiro, sendo que descendem apenas de 6 exemplares.
  • Tigre-da-indochina esta subespécie é encontrada no Camboja, Laos, sudeste da China, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã.
  • Tigre-de-sumatra oriundo de ilhas cobertas por densas florestas tropicais, no sul da Ásia. Possuem um porte menor do que o comum, favorecendo assim, correr e se esconder com maior facilidade. Sua população é estimada em 400 a 500 exemplares, presentes predominantemente nos cinco parques nacionais na ilha indonésia de Sumatra.
  • Tigre-de-bengala esta subespécie é encontrada nas florestas e savanas de BangladeshButãoNepal, Índia, Myanmar. Atualmente, é a espécie mais comum, com uma população selvagem estimada em 3000 a 4600 indivíduos, sendo que a maioria encontra-se na Índia e Bangladesh.
  • Tigre-malaio encontrado exclusivamente no sul da península malaia e, até 2004 não era considerada uma subespécie de tigre, sendo antes considerado parte da subespécie indochinesa. Sua classificação mudou devido à um estudo genômico. Sua população é estimada em 600 a 800 exemplares.
  • Tigre-de-bali esta subespécie é extinta e sua ocorrência limitava-se à ilha de Bali, na Indonésia. Há relatos de que o último exemplar desse tigre foi morto em Sumbar Kima, no dia 27 de setembro de 1937.
  • Tigre-de-java esta subespécie era encontrada na ilha indonésia de Java. Foi extinta na década de 1980, devido à caça e destruição de seu habitat.
  • Tigre-do-cáspio tornou-se extinto na década de 1960, sendo seu último exemplar visto no ano de 1968. Era encontrado no Afeganistão, Irã, Iraque, Mongólia, União Soviética e Turquia. No século XX foi perseguido pelo governo da Rússia czarista devido à um programa de colonização da área.